domingo, 28 de abril de 2013

O Cordão de Oração Ortodoxo e o Terço Mariano



Há pouco tempo um certo religioso veio me afirmar, em tom condenatório, que o uso do terço mariano era "idolatria" por parte dos católicos, como que tentando associar o uso do terço a um suposto animismo primitivo, ou em suas palavras, um "culto aos mortos, rezas...", dando a entender, inclusive, que em algum lugar da própria Bíblia haveria uma condenação explicita ao uso do terço ou qualquer outro meio similar de oração.

Ora, sendo isso verdade, ao usar o Sagrado Cordão de Oração Ortodoxo diariamente e coordenar três grupos do Terço Mariano pelas Famílias estaria duplamente errado. Fui então pesquisar a origem destes dois objetos há tanto tempo utilizado pelos cristãos em suas orações.

O terço é, como o nome já diz, a terça parte do rosário. A  oração do rosário - a palavra significa "coroa de rosas" - tem sua origem na Europa Ocidental entre o fim do século VII e início do VIII aos pés dos mosteiros e é um movimento, desde sua gênese, leigo. Os fiéis, naquela época em sua grande maioria analfabetos, viam a prática dos monges que em suas orações diárias recitavam cento e cinquenta salmos e desejavam imita-los em sua prática de fé. Substituindo os salmos pela recitação repetida do Pai Nosso, também por cento e cinquenta vezes e, com o passar do tempo, acrescentando outros elementos como louvores a Jesus Cristo e, a partir do fortalecimento da veneração à Maria de Nazaré no século XI, a Ave-Maria. Estavam ajuntados os elementos básicos que compunham o rosário como até hoje ele é conhecido.

Foi no ano de 1365 que se estabeleceu que, para cada Pai Nosso recitado, uma dezena de Ave-Marias e, a partir de 1500, ao final destas orações, foi acrescentada a leitura de uma passagem específica das vidas de Jesus ou Maria citadas no Novo Testamento. Cada uma destas passagens é chamada de "mistério". Os mistérios são chamados de Gozosos ou de Alegria, Luminosos ou da Luz (introduzidos pelo Papa João Paulo II em 2002), Dolorosos ou da Dor e, Gloriosos ou da Glória (o evangelista mais citado é Lucas, que aparece em oito dos vinte mistérios).

O terço é, por isso, um chamado à meditação por excelência. Valendo-se de trechos significativos das Sagradas Escrituras, sua prática diária conduz o fiel a pensar o verdadeiro sentido da família, do amor ao próximo, do sacrifício e do verdadeiro sentido da maternidade.


O Sagrado Cordão de Orações Ortodoxo - O melhor texto encontrado para explicar a origem e o significado do Sagrado Cordão de Orações foi encontrado no blog "O Cetro Real" (http://cetroreal.blogspot.com.br) e que se reproduz aqui em sua íntegra, agradecendo os ensinamentos.

"Há alguns anos atrás, com as bênçãos do Reverendíssimo Padre José, Abade do Santo Monastério de  Xiropotamos  do Monte Athos,  foi reimpresso  em formato livreto um didático artigo  sobre o cordão de oração, quejá  havia sido publicado na "Agioritiki Martiria” , uma revista impressa pelo  Monastério Xiropotamos.

Devido ao fato de que o livro revelou-se muito útil e por causa das necessidades pastorais de todos os irmãos ortodoxos de língua inglesa em todo o mundo, foi sugerido que este folheto deveria ser publicado em Inglês.

Agradecemos ao Reverendíssimo Padre José, Abade do Monasterio Xiropotamos, por sua oferta e por seu amor.

------------------------------------------

O cordão de oração não se destina a ser utilizado apenas pelos monges, mas também pode ser usado por leigos e, em geral, por qualquer pessoa que queira orar a Deus.

O cordão de oração não é uma espécie de amuleto mágico. Pelo contrário, é um objeto ortodoxo e santo usado apenas para orar e nada mais.

Usamos o cordão de oração, a fim de orar secretamente.

Neste ponto, temos de constatar algo muito importante: existem muitos livros que se referem à oração.

Há duas maneiras pelas quais podemos orar usando o cordão de oração:

    1 - A qualquer hora do dia, quando temos tempo livre, sem ser vistos por qualquer pessoa, secretamente, seguramos  o cordão de oração com a mão e dedilhamos de nó a nó com o nosso polegar , da direita para esquerda ou o contrário, sussurrando simultaneamente ou meditando  a oração : "Senhor Jesus Cristo tem misericórdia de mim " ou " Santíssima Mãe de Deus salva-nos".
   
2 -No momento da nossa oração regular, quando oramos seguindo a regra de oração que nosso pai espiritual nos disse para seguir, seguramos  o cordão de oração com a mão esquerda entre o polegar e o dedo indicador e dedilhamos nó a nó.

Em cada toque no nó simultaneamente, fazemos duas coisas:

a) com a mão direita, o sinal da cruz sobre nós mesmos;

b)  dizemos  a oração: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".

Quando terminamos todos os nós do cordão de oração, nós continuamos seguindo o mesmo procedimento, por tantas vezes quanto nosso pai espiritual nos disse para  fazer.

Esperamos que todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo sejam ajudados por este pequeno livreto, que é o resultado da experiência de um monge anônimo do Sagrado Monte Athos.

Esperamos, também, que todos usem o cordão de oração na forma como os nossos Santos Padres nos ensinaram, mesmo aqueles que vivem em uma cidade e não em um mosteiro.

-Thessaloniki, Grécia, Arquimandrita José + + +"

Nenhum comentário:

Postar um comentário