sábado, 27 de abril de 2013

A Síntese do Cristianismo


Hoje, em uma visita ao facebook, vi postada uma imagem que, para mim, é a síntese do cristianismo... notadamente nos dias atuais, onde aumenta cada dia mais o número de pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio emocional, principalmente a depressão.

Nela você vê o que está em cima pedindo algum dinheiro para puxar quem está em baixo?Lembremo-nos dos ensinamentos de Cristo: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebeste, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos. Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes naquela casa, saudai-a." (Mateus 10: 18-12).

Logo, o que podemos concluir tanto da imagem quanto dos ensinamentos do Cristo é que Deus não quer o nosso dinheiro, mas nossa solidariedade e nossa compaixão para com o próximo... quem pede o dinheiro do fiel para comprar casas caras, carros luxuosos, estações e rádio e TV, editoras de jornais e revistas são estelionatários que, usando o nome de Deus, aproveitam-se da fé das pessoas.





Por falar em solidariedade, quero compartilhar aqui uma ideia trazida do Uruguai por uma amiga minha. Chama-se "café pendente" e acontece da seguinte maneira: todas as vezes que você entrar em um café ou padaria e tomar um ou dois lanches, um cafezinho que seja, deixe um outro café pago em favor de alguém que não puder pagar por ele, mas que necessite de alguma bebida quente para espantar o frio; se deixar um lanche simples pago ou uma sopa, tanto melhor!

É um ato de solidariedade anônima que, se para ti não fará tanta diferença, para outra pessoa servirá como alívio contra o frio ou até mesmo contra a fome. Eis uma forma de fazer valer o que nos ensina o Cristo: "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto ao vosso Pai, que está no céus. Quando, pois, deres esmolas, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita," (Mateus 6: 1-3).


Se para a pessoa que receber gratuitamente a tua doação anônima, o café ou o lanche, aquilo for um alívio para o corpo, tenha certeza que, para ti, será um bálsamo para a alma.

Fiquemos na paz de Deus Pai, Filho e Espírito Santo +

Nenhum comentário:

Postar um comentário