segunda-feira, 6 de maio de 2013

Qual é a simbologia da Cruz Ortodoxa?



A cruz é um sinal ambíguo, dado que representa tanto o sacrifício e mortandade de Cristo quanto de Sua vitória sobre a morte e, por isso mesmo, de ressurreição e alegria. O entroncamento destes significados diametralmente tão opostos é o amor representado de Cristo por sua entrega pessoal em favor da humanidade.

Mas esta explicação genérica todos têm na ponta da língua, não é mesmo... A Igreja, em seus dois milênios de existência, produziu um riquíssimo arcabouço semiótico com a finalidade de passar ao fiel através de cada um dos símbolos, toda a amplitude e profundidade de sua teologia, de sua filosofia e dogmática.

A Cruz Ortodoxa é um dos exemplares deste verdadeiro catecismo não escrito à disposição do fiel. Sua simbologia não serve para representar apenas a Paixão de Cristo, mas enfatizar a importância de Jesus como Irmão, Mestre e Salvador da humanidade.

Por que oito braços? Na realidade não são oito braços, mas apenas dois. 

O que representa a trave menor? O primeiro eixo transversal, menor, representa a tabula que foi posta sobre a cabeça de Jesus por ordem de Poncius Pilatos. Era uma prática padrão nas crucificações ordenadas pelo governo romano e, no caso de Jesus, como não havia nenhum crime formal a justificar sua pena, Pilatos mandou escrever: Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum... dado que foi esta a acusação do Sinédrio e dos fariseus contra Jesus. Segundo João Evangelista, a placa tinha a mesma inscrição em latim, grego e hebraico.

Atualmente, para cada Igreja Ortodoxa, a tabuleta pode trazer além da inscrição tradicional latina (INRI) sua tradução para a língua natural do povo à qual a Igreja pertence como o polonês (JCKZ), Russo (ИХЦе), Romeno (IHRI), Ucraniano (ІХЦЮ)... e assim por diante.

Nesta tabula ainda podem aparecer dois anjos curvando-se a Cristo, representado que, a despeito se sua existência humana, sua natureza é divina.

O que representa a trave maior? O segundo braço transversal representa o tronco onde foram presos os braços de Cristo.

O que representa a trave inferior, diagonal? Segundo a tradição do catolicismo ortodoxo, ao contrário da tradição romana, os pés de Jesus foram algemados separadamente, não pregados juntos. Por isso a trave tinha que ser grande, pois os pés estavam separados.

Por que é inclinada? Há três versões bastante difundidas para explicar o porquê dessa forma de representação.

A primeira conta que, quando Jesus deu seu último suspiro, seu corpo pesou e a trave que sustentava seus pés pendeu para um dos lados, inclinando-se; a segunda conta a história dos dois ladrões que foram condenados a morrer um de cada lado do Cristo. Um deles, arrependido de sua vida de crimes pede: "Senhor, quando entrardes em Vosso reino, lembrai-Vos de mim" e Jesus o responde: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23: 42-43); quando o Cristo dá seu último suspiro, a tábula que O sustentava ergueu-se para o lado de Dimas, o ladrão arrependido, indicando a salvação e abaixando-se para o lado do ladrão que não se arrependeu, indicando a perdição (esta é a versão mais difundida por fazer referência à penitência, o arrependimento dos pecados e do Juízo Final); a terceira  refere-se à chegada da Igreja de Cristo nas terras do norte  e do oeste do Mar Negro (Romênia, Moldávia, Bielorrússia, Rússia, Ucrânia e Polônia) através de Santo André Apóstolo.

A caveira na base da cruz faz referência a uma antiga lenda judaica que afirma que, no lugar onde Cristo fora crucificado (o monte Gólgota) é também o lugar onde foi sepultado Adão. Na simbologia ortodoxa, havia uma fenda na rocha onde foi assentada a cruz de Jesus que fez com que o sangue derramado chegasse ao crânio enterrado de Adão, lavando assim toda a humanidade de seus pecados através de sua entrega e sofrimento amoroso, fazendo de Jesus o novo Adão e estabelecendo a Nova, Sagrada e Eterna aliança com a humanidade.

Também costumam aparecer na iconografia da Cruz Ortodoxa: a lança que aparece ao longo do corpo da cruz é a representação da lança que perfurou o peito de Jesus; a vara com a esponja que serviu vinagre a Jesus sedento e as figuras de Maria e João, discípulo amado de Jesus (João 19: 26-27).

Fiquemos na paz de Deus Pai, Filho e Espírito Santo +

2 comentários:

  1. Gostaria de comprar uma cruz desse. Como eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho, as igrejas ortodoxas me passam uma sensação de que realmente estão preocupadas com as questões espirituais, sou um grande admirador apesar de não ter nenhum vínculo com alguma religião. Obrigado

    ResponderExcluir