terça-feira, 14 de maio de 2013

A Santa Missa ou Sagrada Liturgia Segundo a Fé Ortodoxa




O culto é tão importante para a Ortodoxia, que a me­lhor introdução na Igreja para aquele que não é orto­doxo, é assistir a Divina Liturgia ou a celebração de um dos Sacramentos maio­res. A princípio, a visão pode ser abrumadora, pela música e pelas cerimônias, mas precisa­mente é no culto que verdadeiramente se experimenta seu sabor distintivo, a riqueza de suas tradições e a fé que a sustenta.

"Não sabíamos se estávamos no céu ou na terra, porque certamente não existe nem tal esplendor, nem tal beleza em nenhuma outra parte da terra. Não podemos descrevê-lo, só sabemos que Deus mora ali entre os homens e que seus ofícios ultrapassam o culto de todos os outros lugares...”. Estas foram as palavras dos enviados do príncipe Vladimir de Kiev quando relataram sua experiência ao presenciar a cele­bração da Eucaristia (Santa Missa) na Igreja de Santa Sofia em Constantinopla.

A Santa Eucaristia é a experiência mais antiga e mais distin­tiva do Culto Cristão. A palavra Eucaristia vem do idioma gre­go e quer dizer agradecimento. A Eucaristia tem sua origem na Última Ceia, quando o Senhor Jesus Cristo ensinou os seus discípulos a oferecer pão e vinho em sua memória. É na Euca­ristia que a Igreja se reúne para participar no mistério da Salva­ção, recordando e celebrando a vida, morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na Igreja Ortodoxa, a Eucaristia é chamada também de Di­vina Liturgia. A palavra liturgia significa a obra do povo; esta descrição serve para enfatizar o caráter comunitário da Eucaris­tia. Quando um ortodoxo assiste à Divina Liturgia, não é uma pessoa isolada que vem simplesmente para escutar um sermão, e sim um membro de uma comunidade de fé que participa do objetivo principal da Igreja, que é a adoração à Santíssima Trin­dade. Portanto, a Eucaristia é verdadeiramente o centro da vida da Igreja e o meio principal da espiritualidade, tanto para o cristão como para a comunidade inteira.

A Eucaristia incorpora e expressa a Fé Cristã de modo único e, ademais, envolve e aprofunda nossa fé na Trindade. Este Sa­cramento - Mistério é a experiência para a qual estão dirigidas todas as outras atividades da Igreja e da qual elas recebem sua direção. Este é o principal sacramento da Igreja Ortodoxa; não é tanto um texto para ser estudado, senão uma experiência de co­munhão com o Deus Vivo, na qual oração, música, gestos, arte e arquitetura formam juntos uma completa harmonia. A Eucaristia é a celebração de fé que afeta não somente a mente, senão também as emoções e os sentidos.

Durante séculos, os cristãos viram muitos aspectos na Eu­caristia. Os vários títulos que chegaram a descrever o rito dão testemunho da riqueza do seu significado. A Eucaristia é conhecida como a Santa Oblação, os Santos Mistérios, a Ceia Mística e a Santa Comunhão.

A Igreja Ortodoxa reconhece as muitas facetas da Eucaris­tia, e sabiamente, não enfatiza um elemento em detrimento dos outros. Ao assim fazer, a Ortodoxia claramente evitou reduzir a Eucaristia a uma simples lembrança da ultima ceia, a se observar somente de vez em quando.



Seguindo os ensinamentos da Escritura e da Tradição, a Igreja Ortodoxa crê que o Senhor Jesus Cristo está realmente presente com seu povo pela celebração da Divina Liturgia. Os dons eucarísticos do pão e do vinho se convertem, para nós, em seu Corpo e seu Sangue, afirmando-se assim que estes San­tos Dons estão transfigurados nos primeiros frutos da nova Cria­ção, na qual Deus será "tudo por tudo".

A Eucaristia é sempre o ofício principal dos domingos e dias de festa da Igreja, podendo ser celebrada em outros dias da semana. No entanto, a Divina Liturgia, segundo uso e costume da Igreja Ortodoxa, nunca é celebrada privadamente pelo sa­cerdote, sem a assistência de fiéis.


Fiquemos na paz de Deus Pai, Filho e Espírito Santo +

Nenhum comentário:

Postar um comentário