quinta-feira, 16 de maio de 2013

Como Surgiram os Padres na Igreja de Cristo?



Sacerdotes são membros da sociedade desde o seu nascedouro. Sua função básica tem variado do contato entre o mundo material e etéreo, às curas, ao cuidado com órfãos e velhos e até mesmo com a educação dos mais jovens. É lógico que não foi a Igreja que fundou a função do sacerdócio, nenhum Patriarca os inventou (!), mas através dos seus sacerdotes a Igreja ajudou a construir uma história de dois mil anos e que se espalha ao redor de todo o mundo.

Os padres são os auxiliares dos bispos nas dioceses, paróquias e capelas ao redor de todo o mundo. Os bispos, por sua vez, são os representantes dos Apóstolos de Jesus segundo a sucessão apostólica de cada um desde que estes, seguindo as ordens do Cristo - "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15) - seguiram até "os confins da Terra" (Atos 1:8) semeando o cristianismo.

Mas você sabe como surgiram os primeiros padres? Onde está, no Novo Testamento, o evento que inaugura este sagrado ofício da Igreja? Houve algum ritual para a ordenação dos primeiros padres?

O livro de Atos dos Apóstolos, escrito pelo Evangelista Lucas, relata: "Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão e disseram: 'Não está certo que abandonemos a pregação da palavra de Deus para servirmos às mesas. Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, para que confiemos esta tarefa. Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra'. A proposta agradou a toda multidão. Escolheram então Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Tímon, Pármenas e Nicolau de Antióquia, um prosélito. Eles foram apresentados aos Apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles" (Atos 6:2-6).

A partir de então os padres têm se espalhado pelo mundo atendendo a quem os procurasse para levar palavras de conforto, bons conselhos, ensinamentos úteis para a vida toda, cuidando da saúde das pessoas, construindo casas, servindo sopa, distribuindo material escolar, ensinando a ler e a escrever, cuidando de órfãos e velhos... fazendo valer a Lei de amor tão defendida pelo Cristo, em todas as suas ações.

Por agirem assim, muitos padres do oriente e do ocidente têm pago em não raros casos com a própria vida, sendo vítimas da intolerância religiosa, de ditaduras ideológicas de direita e de esquerda, atacados em seus princípios e convicções de maneira gratuita e generalizada... mas mesmo assim, continuam fiéis aos seus votos e ao povo que jurou servir.

Se alguns se desviaram do caminho? Eu digo que não. Nenhum padre se desvia do caminho... há casos de alguns que, não sabendo que caminho tomar, se travestem de sacerdotes e se escondem sob as batinas para enganarem o povo e até cometerem crimes, mas estes não são padres, mas criminosos que precisam ser julgados como tal, sem adendos, senões ou auxílios corporativos de quem quer que seja. Caso um crime real seja encoberto, toda a Igreja perde em credibilidade junto aos seus fiéis, ou como diz o próprio Cristo: "Sim, sim; não, não" (Mateus 5:37).



O ofício do padre continua a ser o mesmo: espalhar a mensagem de amor de Jesus até os confins da Terra. Graças a Deus, para nos ajudar, hoje em dia contamos com a internet para isso.

Fiquemos na paz de Deus Pai, Filho e Espírito Santo +

Um comentário:

  1. Oi Irmão td bem? Posso lhe fazer uma questão? Vc falou aí das origens dos primeiros padres, isso ainda na Igreja Primitiva. Mas na Igreja Moderna ou Contemporânea vc saberia me dizer qual foi o primeiro padre ordenado; me refiro a quando começou-se a usar um rito de ordenação propriamente dito... Vc saberia me responder?

    ResponderExcluir