domingo, 23 de junho de 2013

Santos Mártires Alexandre e Antonina de Alexandria

Santos Mártires Alexandre e Antonina de Alexandria
10 de junho -- Calendário Juliano

Antonina era uma jovem moça da cidade de Krodamos, na Ásia Menor, e foi presa no início do século IV por ser cristã. Levada diante do governador Festus, foi chantageada para renegar o cristianismo, mas a jovem permaneceu fiel ao seu amor ao Cristo e pediu ao governador para que renunciasse, ele, ao paganismo. Festus ordenou então que Antonina fosse trancafiada. A mártir passava todo o tempo em oração, sem comer ou beber nada.

Perecendo no cárcere, foi, porém, agraciada com a Voz do Senhor, que lhe avisou para que se fortalecesse e tivesse coragem. Quando levada mais uma vez diante de Festus, a santa virgem permaneceu confessando a Fé e renunciando o paganismo estatal romano. O governador decidiu entregar a virgem para que fosse desonrada por soldados, mas o Senhor inspirou um deles, Alexandre, para salvá-la.

Santo Alexandre vestiu Antonina com suas roupas de militar. Ninguém pôde reconhecê-la vestida de soldado, e desse modo ela escapou da prisão. Quando os soldados enviados por Festus chegaram à cela, encontraram Alexandre sozinho. O santo foi cruelmente torturado, mas não pronunciou uma palavra ao governador. No entanto, inspirada também por Deus, Antonina se apresentou a Festus. Ambos tiveram suas mãos cortadas e foram atirados em um buraco com piche, no qual foram queimados vivos. O governador Festus morreu sete dias depois deste acontecimento, incapaz de comer ou de beber. Os santos Alexandre e Antonina passaram pelo martírio em 313 e suas relíquias foram transferidas para Constantinopla e estabelecidas no mosteiro de Maximov.

 Fonte: Eparquia Ortodoxa do Brasil da Igreja Autocéfala da Polônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário