quarta-feira, 12 de junho de 2013

Santo e Venerável Isaac, fundador do Mosteiro Dalmaciano em Constantinopla

Isaac viveu durante o quarto século e recebeu tonsura monástica no deserto, onde levou adiante seus esforços ascéticos. Durante o reinado do Imperador Valente [346-378], um zeloso adepto da heresia ariana, ocorreu uma perseguição à Ortodoxia, com destruição e fechamento de igrejas. Ouvindo sobre a perseguição, Santo Isaac deixou o deserto e foi para Tsar'Grad consolar e encorajar os fiéis.

Neste mesmo período, bárbaros godos lutavam contra as forças imperiais ao longo do Rio Danúbio, saqueando a Trácia e avançando rumo a Constantinopla. Quando Valente deixava a capital junto a seus soldados, Santo Isaac exclamou, ''Imperador, liberte as Igrejas Ortodoxas e então o Senhor te ajudará!''. Mas o Imperador, desdenhando das palavras do asceta, continuou confiantemente no seu caminho. O santo repetiu sua profecia por três vezes, e Valente, irado, ordenou que ele fosse atirado em um desfiladeiro fundo, repleto de espinhos e de lama, do qual seria impossível escapar.

Santo Isaac permaneceu vivo por socorro divino. Saindo do abismo e alcançando o Imperador, lhe disse: ''Você desejavam me destruir, mas três anjos me retiraram do lamaçal. Ouça-me, reabra as Igrejas dos fiéis ortodoxos e você derrotará o inimigo. Se, no entanto, não me der atenção, então você não retornará da batalha; pelo contrário, você será capturado e queimado vivo.'' O Imperador ficou atônito pela severidade do santo e ordenou que fosse detido e preso até que ele retornasse.


Santo e Venerável Isaac
Dia: 30 de maio


A profecia de Santo Isaac logo se realizou. Os godos derrotaram o exército grego. O Imperador e seus generais arianos buscaram refúgio em um celeiro repleto de palha que foi incendiado pelos bárbaros. Após as notícias confirmando a morte do Imperador, Santo Isaac foi libertado e honrado como um profeta. Então o Santo Imperador Theodósio, o Grande [379-395], ascendeu ao trono. Ele tratou o asceta com grande repeito, obedecendo suas instruções. Desse modo, baniu os arianos de Constantinopla e restaurou as Igrejas aos fiéis ortodoxos. Santo Isaac queria retornar ao deserto, mas muitos lhe pediram para que continuasse na capital e a protegesse com suas orações. Um mosteiro foi construído para o santo em Tsar'Grad, onde monges se reuniram ao redor dele. Isaac se tornou Higúmeno e líder espiritual da comunidade, ensinando também a leigos e praticando caridade com os pobres e sofredores. Quando atingiu avançada idade, Isaac fez de São Dalmatus Higúmeno. O santo asceta adentrou o Reino dos Céus em 383.

Fonte: Eparquia Ortodoxa do Brasil

Fiquemos na paz de Deus Pai, Filho e Espírito Santo +

Nenhum comentário:

Postar um comentário